AMPM | Edição 9: aquilo que eles não querem que você saiba
Youtube, pantufa, chambre, algoritmo, pagode, maconha, inteligência artificial, batucada, Campari, curadoria, Tony Iommi, indie, Smart TVs, nerdola, O Urso, baita bíceps, Q Q TEM DE BOM
Esta é a 9ª edição da newsletter “As Melhores Playlists do Mundo”. Prioritariamente, uma seleção de canções, livre e pretensiosa, sobre tema determinado. Mas é também sobre tudo, como música. Desta vez, vídeos no Youtube para você ganhar a noite (ou o dia) curtindo um som e mais: DICAS CULTURAIS
O YouTube virou um canal de tevê como qualquer outro na casa das pessoas e zapear pela rede de vídeos hoje é tão instintivo como quando a gente pulava do 12 para o 4, para o 2 ou, mais raramente, para o 7. Com o advento das Smart TVs, os múltiplos recursos de pareamento e o incremento na banda de internet, acionar links lá nos possantes servidores do Google, em Council Bluffs, estado de Iowa, é moleza.
Entretanto, é colossal a oferta de conteúdo, para usar o termo já consagrado para designar qualquer coisa que se publica. E, ao mesmo tempo, é brutal, para seguir superlativo, a quantidade de merda, digo, de conteúdo ruim disponível.
Assim, torna-se custoso driblar o algoritmo, que te enxerga apenas como alguém que é tarado por vídeos de gato e mini-docs no estilo “aquilo que não querem que você saiba”. Mas eu sou seu amigo e estou aqui pra te ajudar.
Em caráter extraordinário, deixo de lado a fabricação de playlists para, desta vez, indicar alguns ótimos vídeos musicais. Ninguém aqui vai deixar sob responsabilidade da Inteligência Artificial algo tão importante como escolher o que se vai ouvir ou assistir, não é mesmo?
Abaixo, a parte 1 de sugestões que, acredito, farão o seu dia, ou noite, mais alegre. Selecione um bom chambre, dispense a roupa íntima, vista-se em boas pantufas, oportunize um bom coquetel e organize uma boa tábua de frios. E se você dispor de companhia para tão provocante jornada, tanto melhor.
#9 | Vídeos no Youtube para você ganhar a noite (ou o dia) curtindo um som - Parte 1
#1 | Ramones na Alemanha em 1978
Os Ramones são uma das maiores invenções da humanidade. Um nerdola e três delinquentes vestidos em roupas vagabundas, cabeças adornadas por cortes de cabelo estrambóticos, tocando música pop muito acima da velocidade permitida. No vídeo, gravado na Alemanha, em 1978, sob iluminação que lembra a daqueles aquecedores de filete vermelho, o quarteto executa vigorosamente mais de 20 músicas para um show de televisão. Clique no LINK.
#2 | Jorge Ben num especial de 1972
É a melhor coisa já filmada desde que inventaram a filmagem. Jorge Duílio Lima Meneses, aka Jorge Ben, aka Jorge Ben Jor, aka Aquele Tio Animado que Tá Sempre de Óculos Escuros, num especial da época em que The Goat presenteou o planeta Terra com o seminal álbum Ben. São 38 minutos despejando uma caçamba de hits em formação pocket: violão, bateria, percussa e contrabaixo.
Q Q TEM DE BOM
Dicas culturais (ou nem tanto) de alguma coisa boa perdida na via láctea do streaming
Andança - Os Encontros e as Memórias de Beth Carvalho | 110 min. Direção: Pedro Bronz | Pra alugar no Youtube, Google Play e Apple TV
Que figura linda foi Elizabeth Santos Leal de Carvalho, aka Beth Carvalho. Doc costurado a partir de footage produzida pela própria cantora que, ao apavorar todo mundo com sua câmera, registrou passagens históricas de Nelson Cavaquinho, Cartola, Zeca Pagodinho, toda a turmaça do Fundo de Quintal, de quem foi madrinha, e mais um ônibus lotado de sambistas sinistros. Além dela mesma, é claro.O Urso - Temporada 2 | Star+
Pra quem tá meio derrubadão ou quer ficar é uma delícia a segunda temporada da mais hypada série do momento. Curta as mais loucas psicoses da turma liderada por um Chef Narigudo Sou Bonitão e Malhado Mas Não Tô Nem Aí, tudo lindamente filmado, editado, com trilha sonora no capricho e, ainda, altas reflexões sobre saúde mental.
#3 | Cypress Hill no Tiny Desk Concerts
O programa Mesinha é das melhores coisas da outrora chamada rede mundial de computadores. Emparedados num mix de biblioteca com escritório, grandes artistas desfilam versões semi ou totalmente acústicas. Eu poderia citar dezenas de ótimos episódios, mas vou com o dos super simpáticos rapazes do Cypress Hill, a enfumaçada banca de South Gate, Califórnia. Entre outras tracks, B-Real, Sen Dog, Eric Bob, Money Mark e DJ Lord nos brindam com clássicos como “Quando der merda” e “Mão na Bomba”, numa tradução livre e talvez imprecisa.
#4 | Fundo de Quintal no Ensaio da TV Cultura
O programa Ensaio, da TV Cultura, é um maná de vídeos fantásticos no Youtube, herança do oportuno e absolutamente histórico documento da música brasileira no formato televisão. Desta feita, em 1991, o empreendimento do produtor e jornalista Fernando Faro, exibiu o conjunto baseado em Ramos, lá debaixo da tamarineira, na quadra do Cacique. Formação que é uma espécie de Dream Team do pagode nacional. Como a seleção americana de basquete, em algum momento o Fundo de Quintal reuniu, no mesmo time, Jorge Aragão, Arlindo Cruz, Almir Guineto, Sombrinha, contando ainda com a seção rítmica dos irmãos Bira Presidente e Ubirany, mais o Sereno. Um escândalo de batucada.
#5 | Smashing Pumpkins acústico
Bons tempos quando não existiam as redes sociais, os podcasts, e nós não sabíamos que o Billy Corgan é um tremendo mala. Mas, tudo bem, o gênio criador e dono do transatlântico indie de Chicago ainda conta com a nossa consideração. Voltamos, então, a 1993 (saudade), numa rara aparição do vocalista/guitarrista com a cabeça coberta por cabelos liderando a formação clássica da banda. Uma penca de grandes canções do fértil Siamese Dream, em formato acústico, ideal pra se ouvir em pijamas, quando você não está na pilha de encarar as guitarras do grupo envenenadas pelo Tony Iommi.
Se por algum motivo você chegou aqui sem conhecer o princípio da newsletter, fundada em playlists, seguem sugestões de leitura: